HISTÓRIA
Dia 13 de maio
A história de Nossa Senhora de Fátima começa em maio de 1917 quando o Papa Bento XV, em meio a Primeira Guerra Mundial, convida todos os católicos a se unirem em uma corrente de orações para obter a paz mundial com a intercessão da Virgem Maria. Oito dias depois, em 13 de maio de 1917, ela fez sua primeira aparição.
Em um local chamado “Cova da Iria”, na cidade e freguesia de Fátima, em Portugal, ela apareceu para três pequenos pastorinhos: Lúcia dos Santos e seus primos Francisco e Jacinta Marto. Filhos de famílias pobres, simples e profundamente católicas.
Segundo relato dos próprios pastorinhos, a visão era de uma “Senhora mais brilhante que o Sol”, e em suas mãos pendia um Rosário. Nossa Senhora pede às crianças que rezem o terço inteirinho e que voltem àquele mesmo local todo dia 13 de cada mês, desaparecendo em seguida.
As aparições aconteceram conforme o prometido.
Em agosto, a aparição ocorreu no dia 19, no sítio dos Valinhos, porque as crianças tinham sido presas e levadas para Vila Nova de Ourém, pelo administrador do conselho, no anterior dia 13 de agosto.
Somente as crianças viam a Virgem Maria e depois contavam as mensagens recebidas, até mesmo previsões para o futuro. As mensagens trazidas pediam ao povo orações, penitências, conversão e fé.
Na época, muitos duvidavam das visões das crianças. Somente na última aparição, em 13 de outubro, que elas começaram a ser reconhecidas oficialmente pela igreja, quando sinais extraordinários foram vistos por todos no céu.
Na última aparição Nossa Senhora de Fátima revelou ser a “Senhora do Rosário” e pediu que ali fosse construída uma capela em sua homenagem.
O local das aparições de Maria foi transformado num santuário para Nossa Senhora de Fátima.

Oração de Nossa Senhora de Fátima
Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar aos três pastorinhos os tesouros de graças que podemos alcançar, rezando o Santo Rosário, ajudai-nos a apreciar sempre mais esta santa oração, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que insistentemente vos pedimos.
(Pedir a graça).
Maria Santíssima, volvei vossos olhos misericordiosos para este mundo tão necessitado de Paz, de Saúde e Justiça. Vinde em nosso auxílio, Mãe dos Aflitos, e Socorrei-nos com Vosso Amor e Piedade.